Postagens populares

terça-feira, 31 de julho de 2012

Acasalamento

Época de acasalamento

Muitas dúvidas permeiam as mentes dos criadores iniciantes. Os canários são animais maravilhosos requerem cuidados especiais e têem seu tempo para crescer, se desenvolver e procriar. Após a muda de penas que ocorre, geralmente, entre janeiro e abril, há um período de descanso e inicia-se a tão aguardada época de criação, tempo dos namoros e de ver os filhotinhos nascerem, serem alimentados, crescerem e se tornarem belos pássaros, futuros campeões.


Dicas:


1) Época de acasalamentos: 2ª semana de julho até fim de dezembro.
2) Os canários começam a reproduzir com mais ou menos um ano de idade.
3) Escolha o casal; coloque-os juntos mas deixe separados alguns dias para que se conheçam. Depois retire a grade divisória e veja a reação, se não houver brigas é só aguardar, caso contrário espere mais um pouco.
4) Tempo para eclosão: 13 dias(podemos esperar mais um dia).
5) Normalmente a fêmea põe 4 ovos, mas pode chegar em alguns casos a 5 ou 6.
6) É interessante observar que a postura ocorre nas primeiras horas do dia, troque o ovinho da canária por um indez de plástico, com cuidado, você pode usar uma colherzinha esterelizada.
7) Mantenha os ovos sobre algodão até que a canária tenha terminado a postura + ou - 6 dias após a colocação do 1º ovo, por fim coloque-os de volta no ninho, assim todos os filhotes nasceram no mesmo dia.
8) Alimente bem o casal: Sementes sempre limpas, água renovada, couve, maçã e farinhada/papinha uando os filhotes nascerem.
9) A partir 21 dias de nascidos e bem alimentados poderemos notar os filhotinhos querendo sair do ninho. Aí o ciclo reinicia.




abraços e muito boa sorte!!!

Um comentário: